Pages

sexta-feira, 22 de março de 2013

Berlim: Sachsenhausen...

Dia 14/12/2012, quarto e último dia em Berlim.

O último dia na capital alemã, nós reservamos para conhecer o Campo de Concentração de Sachsenhausen, que não fica na cidade de Berlim, mas nos arredores, em Oranienburg.

Acordamos uma 08h e saímos para a estação de trem. Estava muito frio, só para variar um pouco. A viagem de Berlim até Oranienburg levou pouco mais de 1h. Chegando lá, ainda tivemos que pegar um ônibus até o campo de concentração. O percurso era rápido, cerca de 5m. O que demorou foi para passar o ônibus, mais ou menos uns 20m esperando naquele frio lascado.

Chegando lá, compramos o ingresso e um audio-guia em espanhol, pois não havia em português. Logo na entrada tem a maquete do campo. Foi importante dar uma boa olhada, pois grande parte das estruturas que a maquete apresenta já não existem mais fisicamente, apenas algumas permaneceram em pé. Isso se deu pelo fato de que após a era nazista, Sachsenhausen foi usado pelos comunistas como campo de treinamento de soldados e muitas das construções foram demolidas.

Assim que você entra, há um grande corredor em que os prisioneiros passavam para chegar ao local onde iriam se estabelecer. Ao lado direito, há uma casa verde que era onde os soldados nazistas ficavam instalados. Assim que se atravessa o portão de entrada, do lado esquerdo fica a casa do comandante e do lado direito um galpão da antiga administração que hoje funciona como museu. 

O museu é interessante! Contém muitas fotos, matérias jornalísticas e objetos da época, inclusive algumas peças de roupas que os prisioneiros usavam ("o pijama listrado").

Portão de Entrada
No portão de entrada, há uma inscrição em alemão: "Arbeit macht frei" que significa "O trabalho liberta". O discurso nazista aos judeus, outros prisioneiros e, principalmente, à sociedade alemã como justificativa para levar as pessoas, é que eles iriam ao campo para trabalhar e se tornar livres depois. Obviamente nós sabemos que isso nunca aconteceu!

Ao passar o portão há alguns grandes galpões distantes um do outro. Começamos por um em que os prisioneiros ficavam alojados: um banheirão coletivo com várias privadas e 2 pias grandes para banhos, vários beliches de madeira e um clima estranho. Ao descer as escadas, grandes fornos em que eles queimavam as pessoas. Não dá para ficar lá muito tempo, é uma sensação difícil de explicar!

Outro galpão era o da prisão. É isso mesmo: prisão no campo de concentração! Havia um local em que os já prisioneiros que não se comportassem bem, eram colocados. Visitamos também uma área que era a antiga cozinha e um outro mini-museu com memórias da época.

Nossa visita ao campo durou cerca de 2h30m, tempo suficiente para vivenciar um pouco daquela época e perceber o quão terrível foi para quem esteve ali. Isso porque Sachsenhausen não é um campo de concentração muito bem conservado, imagina quando visitarmos Auschwitz?!

Saímos do campo para pegar o ônibus de volta à estação de trem, mas ele iria demorar quase 1h para passar - segundo o que indicava as placas no ponto - mas isso não falha da Alemanha. Como a distância não era tão grande, cerca 1,5km e não daria para esperar  o ônibus senão nos atrasaríamos para pegar o ônibus até Praga, fomos à pé.

Oranienburg
A cidadezinha de Oranienburg é bem interessante, com aquelas casinhas pequeninas e ruas largas. Perguntei para algumas pessoas como chegar até à estação e por fim conseguimos. Ah, no meio do caminho a Luciane levou um belo tombo no gelo!!! kkkkk

Ao lado da estação tinha um McDonalds e, como não iria dar tempo de almoçar, compramos 4 cheeseburguers (1,20 euros cada!) e fomos comendo dentro do trem.

Depois de mais ou menos 1h chegamos no hostel já em Berlim. Era por volta das 15h30 e nosso ônibus à Praga saia às 18h15, então pegamos nossas coisas que já estavam todas arrumadas, fizemos o check-out e fomos à rodoviária pegar o ônibus rumo à capital Tcheca.


Casa verde ao fundo

Entrada do Campo

Maquete do Campo Original


Corredor de entrada

"Pijama Listrado"


Museu

Portão de Entrada


Banheiro dos prisioneiros

Banheiro dos prisioneiros (2)

Forno dos prisioneiros (triste!)

Prisão do Campo

Arredores de Oranienburg


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por compartilhar conosco suas experiências e impressões...