No primeiro dia em Roma nós fomos visitar o Coliseu, um dos pontos turísticos indispensáveis numa visita à cidade. Pegamos o metro, que em Roma tem apenas 2 linhas e pode ser comparado às linhas de trem da CPTM em São Paulo, ou seja, não é tão bom.
Chegamos lá por volta de meio-dia e entramos na fila. Não estava muito grande, aguardamos mais ou menos 30m até entrar. Na fila veio um senhor vendendo uns porta-copos e eu comprei. Ao entrar, pegamos um áudio-guia - estava em espanhol, mas ajudou muito a entender detalhes importantes, eu recomendo!
Lá dentro é incrível, passamos 1h30 visitando e ouvindo as explicações do guia. É interessante saber o quão importante era o Coliseu para o Império Romano: através dele o Império mantinha o povo entretido para que esquecessem dos problemas, parte da famosa política do pão e circo.
Após sair do Coliseu, fomos visitar o Palatino e Fórum Romano. O primeiro, uma das sete colinas de Roma, está entre o Fórum Romano e o Circo Máximo. É um museu a céu aberto com muitas ruínas de palácios importantes outrora ali localizados, como o de César Augusto. O segundo - muitas ruínas de templos, casas de banho, lojas, praças de mercado - era o principal centro comercial do Império e onde as pessoas se encontravam para a vida em comunidade. Neles passamos cerca de 04h30m. É isso mesmo! Tem muitas ruínas para visitar e ver, há museus com exposições e você pode entrar nos templos que ainda estão em pé. Compramos um livro que explicava tudo e fomos parando e lendo para entender cada parte.
No Fórum Romano encontramos um grupo de turistas argentinos com um guia. Mas o guia falava um espanhol tão esquisito que logo desconfiamos. Adivinha? Era brasileiro, carioca! Ouvimos um pouco da "explicação" dele e logo seguimos nosso caminho.
A Piazza del Campidoglio que fica bem no meio do complexo de museus, foi projetada por nada mais nada menos que Michelangelo e nela fica a sede da prefeitura da cidade.
Desfile de ferraris |
Pegamos o metro mais ou menos às 21h e o casal que conhecemos foi conosco, pois estavam hospedados perto. Aproveitamos para jantar juntos. O jantar foi ruim, porque o local que escolhemos não era bom, o atendente mal educado, a comida razoável, o suco sem gelo (e não havia gelo para colocar) e não tinham queijo ralado para que eu colocasse no macarrão. Infelizmente eu não me lembro o nome do local para avisá-los, mas dou um conselho: antes de decidir onde fazer sua refeição em Roma, analise bem o local, principalmente se estiver no centro da cidade, como era o nosso caso.
Voltamos ao B&B e fomos dormir mais de 01h. Esse dia aproveitamos para ligar para as mães, já que fazia um bom tempo que não falávamos com elas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por compartilhar conosco suas experiências e impressões...