Pages

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Roma: Coliseu, Palatino, Fórum Romano, Museus Capitolinos...

No primeiro dia em Roma nós fomos visitar o Coliseu, um dos pontos turísticos indispensáveis numa visita à cidade. Pegamos o metro, que em Roma tem apenas 2 linhas e pode ser comparado às linhas de trem da CPTM em São Paulo, ou seja, não é tão bom.

Chegamos lá por volta de meio-dia e entramos na fila. Não estava muito grande, aguardamos mais ou menos 30m até entrar. Na fila veio um senhor vendendo uns porta-copos e eu comprei. Ao entrar, pegamos um áudio-guia - estava em espanhol, mas ajudou muito a entender detalhes importantes, eu recomendo!

Lá dentro é incrível, passamos 1h30 visitando e ouvindo as explicações do guia. É interessante saber o quão importante era o Coliseu para o Império Romano: através dele o Império mantinha o povo entretido para que esquecessem dos problemas, parte da famosa política do pão e circo.

Após sair do Coliseu, fomos visitar o Palatino e Fórum Romano. O primeiro, uma das sete colinas de Roma, está entre o Fórum Romano e o Circo Máximo. É um museu a céu aberto com muitas ruínas de palácios importantes outrora ali localizados, como o de César Augusto. O segundo - muitas ruínas de templos, casas de banho, lojas, praças de mercado - era o principal centro comercial do Império e onde as pessoas se encontravam para a vida em comunidade. Neles passamos cerca de 04h30m. É isso mesmo! Tem muitas ruínas para visitar e ver, há museus com exposições e você pode entrar nos templos que ainda estão em pé. Compramos um livro que explicava tudo e fomos parando e lendo para entender cada parte.

No Fórum Romano encontramos um grupo de turistas argentinos com um guia. Mas o guia falava um espanhol tão esquisito que logo desconfiamos. Adivinha? Era brasileiro, carioca! Ouvimos um pouco da "explicação" dele e logo seguimos nosso caminho.

Quando terminamos o Fórum, já era quase 06h30, mas ainda deu para visitar os Museus Capitolinos. Encontramos um casal brasileiro e fomos com eles, muito divertido! Nem sabíamos da existência desse complexo de museus, mas como estava no caminho, entramos. Valeu muito à pena. Neles está contida uma vasta coleção de arte de suma importância, como a Loba Romana (foto ao lado), clássica escultura da fundação de Roma.

Piazza del Campidoglio que fica bem no meio do complexo de museus, foi projetada por nada mais nada menos que Michelangelo e nela fica a sede da prefeitura da cidade.

Desfile de ferraris
Depois de visitar os museus, voltamos andando sentido Coliseu para pegar novamente o metro. No meio do caminho vi uma cena rara: inúmeras ferraris passaram pela avenida parecendo um desfile. Só em Roma mesmo!

Pegamos o metro mais ou menos às 21h e o casal que conhecemos foi conosco, pois estavam hospedados perto. Aproveitamos para jantar juntos. O jantar foi ruim, porque o local que escolhemos não era bom, o atendente mal educado, a comida razoável, o suco sem gelo (e não havia gelo para colocar) e não tinham queijo ralado para que eu colocasse no macarrão. Infelizmente eu não me lembro o nome do local para avisá-los, mas dou um conselho: antes de decidir onde fazer sua refeição em Roma, analise bem o local, principalmente se estiver no centro da cidade, como era o nosso caso.

Voltamos ao B&B e fomos dormir mais de 01h. Esse dia aproveitamos para ligar para as mães, já que fazia um bom tempo que não falávamos com elas.