Pages

sexta-feira, 1 de março de 2013

Berlim: Unter den Linden e arredores...

Dia 13/12/2012, terceiro dia em Berlim.

Nesse terceiro dia, nós praticamente reproduzimos o roteiro que havíamos feito com o Sr. Guenter no dia anterior, só que agora munidos de muita informação e à pé, parando em cada lugar para ver, entender, apreciar e tirar boas fotos.

O Beijo da Morte - East Side Gallery
Começamos pela East Side Gallery que fica ao lado do hostel Plus Berlim. Passamos por toda a extensão do que restou do muro, reparando em cada uma das pinturas e o forte significado que elas possuem, principalmente no tocante à liberdade, tema símbolo da galeria e presente em todas as pinturas.

Seguimos andando até chegar a estação de metro e fomos até a Alexanderplatz. Tínhamos a intenção de subir na torre de TV, um dos principais cartões-postais da Berlim moderna, mas estava com muita neblina, não iria dar pra ver nada. Então, caminhamos sentido a Unter den Linden
Marienkirche
Logo no início entramos na Marienkirche, a igreja mais antiga de Berlim. Sua construção é da época da primeira expansão da cidade, ainda na Idade Média, por volta de 1250. A igreja não é muito grande, mas o seu interior está cheio de inferências à Idade Média, vale à pena conferir, é grátis.

Continuamos caminhando, passamos pela Rotes Rathaus (Câmara Municipal Vermelha de Berlim), e seguimos no sentido do Nikolaiviertel (Bairro São Nicolau). Fundado em 1200, é um dos bairros mais antigos de Berlim e coração do centro-histórico da cidade. O lugar é muito charmoso, cheio de casinhas e construções antigas. Nele está localizada a  Nikolaikirche (Igreja de São Nicolau), que "disputa" o título de mais antiga da cidade com a Marienkirche, mas não se sabe ao certo qual delas foi construída primeiro.

Estava muito frio e fizemos a nossa primeira parada para um café, na verdade um chocolate e capuccino, em um local bem aconchegante. Foi bom para esquentar e renovar as forças!

Voltamos à Unter den Linden e entramos na Berliner Dom (Catedral de Berlim). A catedral é muito bonita e grande, foi totalmente destruída na Segunda Guerra Mundial e reconstruída posteriormente, mas mantendo seu aspecto de antiguidade, tanto que ao olhar para ela, dá impressão de que é uma construção da Idade Média. Nós pegamos um áudio-guia e fizemos todo o roteiro ouvindo o que era mais interessante. Uma particularidade que a difere da maioria das catedrais europeias, é que a catedral não é católica, ela é luterana.

Universidade Humboldt
Depois de um bom tempo dentro da catedral, saímos a continuamos andando pela Unter den Linden até chegar a Universidade Humboldt, a mais antiga universidade de Berlim (1810), famosa por ter influenciado muitas universidade europeias e ter tido alunos ilustres como: Schleiermacher, Hegel, Schopenhauer, Albert Einstein, Irmãos Grimm, Max Planck,  Karl Marx, Friedrich Engel, Otto von Bismarck, entre outros.

Na região da universidade há vários outros prédios e monumentos importantes: bem no meio da via, há uma estátua do rei prussiano Frederico o GrandeMuseu da História AlemãNeue Wache (Memorial de Guerra construído em 1816); Staatsoper (Ópera de Berlim) e a Bebelplatz - praça famosa pela queima de 25 mil livros pelos nazistas. Hoje há um memorial no chão com uma placa de vidro que mostra estantes vazias com espaço para os 25 mil livros e uma placa em alemão escrito: "Onde se queimam livros, acabam por queimas pessoas". Profecia?!

Entrada do Gendarmenmarkt
Saindo um pouco da avenida, chegamos à praça onde há duas igrejas idênticas: Deutscher Dom (Catedral Alemã Luterana)Französischer Dom (Catedral Francesa Huguenote). A construção foi inspirada nas igrejas da Piazza del Popolo em Roma e celebra a diversidade e liberdade religiosa.

Bem ao lado das igrejas está o Gendarmenmarkt, um dos principais Mercados de Natal de Berlim e lá paramos para almoçar e comer uma típica comida alemã.

Isso aí custou 20 euros!!!
Após almoçar, seguimos nosso roteiro até o Check-Point Charlie, antigo ponto de fronteira entre a Berlim Oriental e Ocidental. Hoje há uma reprodução do check-point e algumas exposições e informações sobre a época da Alemanha dividida e o Muro de Berlim. Lá é possível carimbar o passaporte com carimbos da época. Para carimbar cada passaporte são 10 euros, mas nós só descobrimos isso depois de já ter carimbado, ou seja, gastamos absurdos 20 euros por 2 páginas de carimbo, mas tá valendo!

Andando mais um pouco, paramos para tomar um vinho quente e fugir do frio. O atendente era muito simpático - de algum país da América Central que eu não lembro - foi muito atencioso e ficamos um tempo conversando com ele.

Memorial do Holocausto
Seguindo, chegamos ao museu Topografia do Terror, onde estão expostas várias fotos, documentos e matérias jornalísticas da época do nazismo, tudo em orem cronológica. Por fim, chegamos ao Memorial do Holocausto: local onde há vários blocos de concreto representando túmulos que lembram dos judeus mortos na Europa na época nazista. Embaixo do memorial há também um museu, onde há várias exposições sobre a época, documentos sobre as famílias e depoimentos, é realmente um museu muito importante para lembrarmos dessa terrível passagem da História e aprendermos muitas lições.

Saímos do museu depois das 19h e voltamos ao hostel para jantar e descansar nos preparando para o último dia na capital alemã.