Pages

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Berlim: Chegada e Ilha dos Museus...

Estava muito frio!!!
Chegar em Berlim foi uma tarefa um tanto quanto complicada. Chegamos em cima da hora no aeroporto e quase perdemos o horário do check-in para despachar as malas. O aeroporto de Barcelona é gigante (como quase todos na Europa) e o terminal era longe de onde descemos no trem. Nós iríamos de AeroBus, que é um ônibus que liga o centro de Barcelona ao aeroporto, mas encontramos no hostel um casal de irmãos alemães (Milena e Lucas) que iriam voltar para Berlim no mesmo voo que nós (coincidência!!!) e disseram que era mais barato ir de trem. De fato era, mas demorou bem mais e parava mais longe.

Vencida essa etapa, voamos tranquilamente até Berlim, cerca de 2h. Chegando lá, já sentimos a diferença do clima, estava uns 8 graus negativos e nevando muito. Ainda bem que Milena e Lucas estavam conosco por 2 motivos:

1. Porque não precisamos perguntar à ninguém sobre como chegar no hostel, eles nos explicaram direitinho;
  2. Eu não tinha dinheiro trocado para comprar os bilhetes na máquina e não havia guichê. Como já estávamos na estação (é perto do aeroporto, mas tínhamos andado uns 10m e estava um frio lascado) eu provavelmente teria que deixar a Luciane sozinha e ir trocar o dinheiro. Eles pagaram nossa passagem e ficamos muito gratos!
Chegamos no hostel, nos acomodamos e deu tudo certo graças à Deus!

No dia seguinte (11/12/2012), acordamos e estava frio, mas muito frio. Olhava pela janela do quarto no hostel Plus Berlin e víamos todos os telhados cobertos de neve, que nos acompanhou nos 4 dias que ficamos na capital alemã.

Nosso tour guiado pela cidade estava marcado para o dia seguinte, então resolvemos visitar a Ilha dos Museus (Museumsinsel), um ilha do rio Spree situada no centro de Berlim e que abriga cinco dos mais importantes museus alemães. Como tínhamos apenas um dia, resolvemos vistar 3 deles: Alte Nationalgalerie, Neues Museum e Museu Pergamon.

Em frente à Alte Nationalgalerie
Alte Nationalgalerie é a antiga galeria nacional alemã. Ela abriga uma vasta coleção de pinturas e esculturas europeias do século XIX. Entre os principais artistas está Adolph von Menzel, um pintor realista alemão, principal expoente do estilo no país. Há também muitas obras do Impressionismo de nomes como Manet, Monet, Renoir, Degas e Cézanne.

Porta de Mileto - Museu Pergamon
O Neus Museum abriga uma grande coleção de Pré-História, Antigo Egito e História recente. Uma das obras mais impressionantes é o busto da rainha egípcia Nefertiti que está perfeito estado, uma obra realmente impressionante.

O Museu Pergamon foi projetado como base no altar da antiga cidade grega de Pérgamo. A entrada do primeiro piso é justamente uma parte do altar que foi trazido (saqueado!) da Grécia e fora reproduzido no museu. É realmente incrível!

Além disso, o museu abriga obras da antiguidade clássica como a Porta do Mercado de Mileto. Há uma área toda reservada para obras do Antigo Oriente Próximo, onde fica a entrada do Palácio de Nabucodonozor na Babilônia. E por fim há uma vasta exposição sobre a Arte Islâmica, que abriga a Fachada de Mshatta, um palácio do século VIII descoberto na actual Jordânia.

Depois de quase 7 horas visitando os museus, já estávamos bem cansados. Saímos caminhando rumo à Unter den Linden - principal avenida da cidade - e encontramos um mercado de natal, o Opernpalais
Tomando gluhwein

Mercados de natal são muito comuns na Alemanha e em todo o Leste Europeu. São lugares ótimos, com um clima super aconchegante e comida boa.

Não mexa no meu schnitzel...
Passeamos um pouco pelo mercado e paramos para comer e beber. Bebemos o tradicional gluhwein, que nada mais é que vinho quente, mas é só o vinho, nada de frutas. Para comer, schnitzel no pão e no prato. Na Alemanha, o schnitzel é feito com uma fatia de pernil de vitela empanado e frito. É muito gostoso!!!

Para a sobremesa: Crepe de Nutella! Aliás, como a kinder é uma marca alemã, encontrávamos em todo o lugar e super barato! Pergunta se nós comemos muito chocolate?!

Depois voltamos ao hostel para descansar. No dia seguinte teríamos o tour contratado com um guia local.