Pages

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Barcelona: um roteiro "Gaudiniano"...

Casa Batlló
Dia 09/12/2012, estávamos em Barcelona. Na noite anterior jantamos no hostel e conhecemos quatro portugueses que seriam nossos companheiros neste dia em Barcelona e se tornariam bons amigos: Margarida, Mariana, David e Tiago. 

Combinamos de tomar café e fazer o roteiro juntos naquele dia. Bem, logo cedo tomamos nosso café, conversamos bastante sobre o Brasil, Portugal, suas diferenças e o que há em comum. Descobrimos muitas coisas (merece um post só para isso...).

Nosso roteiro seria quase todo em torno das obras de Antoni Gaudi, esse grande arquiteto e artista catalão, que é um dos símbolos da cidade de Barcelona.

La Predera
Começamos com a Casa Batlló: linda, diferença, cheia de curvas. Comecei a entender o estilo do Gaudi. Depois passamos pela Casa Milà (La Pedrera), com ainda mais curvas, o edifício não possui nenhuma linha reta, lembra muito dunas de areia. 

Enquanto íamos de um lugar ao outro, admirávamos a beleza do bairro modernista de Barcelona. Passear pelo Passeig de Gràcia é ótimo, aconchegante, elegante, divertido... 

Sagrada Família
Após isso passamos por uma pequena igreja que não me lembro o nome e chegamos à Sagrada Família: magnífica, mesmo não tendo sido terminada ainda (previsão: 2084!). 
As curvas, as colunas, a fachada de Gaudi, o interior "limpo" diferente da maioria das catedrais europeias, fazem dessa igreja uma obra única, diferente de todas as outras que visitamos.

Vimos o interior da igreja e subimos à torre. A visão da cidade de lá de cima é ótima, vale à pena!

Depois da visita, hora do almoço! Paramos para comer num restaurante que tinha rodízio de tapas espanholas. Tapas são tiras de pães com alguma coisa por cima... e esse "alguma coisa" pode ser qualquer coisa, seja quente ou fria.

Comemos, bebemos, conversamos, descansamos e seguimos nosso passeio rumo ao Parque Güell. Como o lugar é bem no alto da cidade, tivemos que subir várias ruas e o que achei mais curioso: elas tinham escadas rolantes!!!
Parque Güell

O Parque é muito bonito, cheio de elementos arquitetônicos de Gaudi, inclusive a casa na qual ele morou por 20 anos. É um passeio que vale muito à pena!

Saímos do parque pouco depois das 18h, mas como era inverno na Europa, já estava bem escuro. Paramos para tomar um café e esquentar o frio de cerca de 7 graus. Voltamos ao hostel e enquanto nossos amigos portugueses preparavam suas malas para viajar de volta à Portugal no dia seguinte, jantamos perto do hostel num kebab e voltamos para descansar e nos preparar para nosso segundo dia em Barcelona.

Nos despedimos de nossos amigos portugueses com votos de vê-los em breve em nossa visita já há tempo programada para Portugal e não executada!


 












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por compartilhar conosco suas experiências e impressões...