Pages

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Cesky Krumlov: pitoresca e mágica!!!

Dia 18/12/2012, saímos de Praga bem cedinho rumo à cidade de Cesky Krumlov. Nosso ônibus saída de Praga às 07h da manhã, então acordamos bem cedo, deixamos nossas malas no bagageiro do hotel, pois passaríamos 2 dias em Krumlov e voltaríamos para Praga e fomos para a rodoviária apenas com uma mochila.

A viagem foi super tranquila, cerca de 3h até Krumlov. Ônibus confortável com internet wi-fi e serviços de bordo. Pagamos incríveis 15,60 euros para os dois. Muito barato! Me diz para onde você viaja partindo de São Paulo por R$15,60 (converter não vale!)?

Chegamos em Krumlov era quase 10h, paramos num hostel para perguntar onde era o nosso, o rapaz nos explicou e foi rapidinho de encontrar, apesar de ser do outro lado da cidade, cruzamos Krumlov em 15m a pé!!! rsrsrs

Chegamos no Hostel Krumlov House, a moça nos atendeu, foi super simpática, nos acomodou e explicou todos os pontos turísticos da cidade. Deixamos as malas, nos ajeitamos e saímos para comer alguma coisa, já era 12h!
Two Marys

Fomos num restaurante chamado Two Marys (U Dwau Maryi em tcheco) que a moça do hostel nos indicou como sendo um dos melhores da cidade. De fato! O restaurante é ótimo, aconchegante e a comida sensacional. A Lu comeu um pato assado com legumes e eu comi coelho com batatas e salada. Para beber? Cerveja, é claro! A conta deu incríveis 367 coroas tchecas (cerca de R$36,70).

Ao sair do restaurante fomos andar um pouco por essa pitoresca cidadezinha que parece ter nos levado para outra era da civilização humana: pequena, charmosa, antiga, com ruelas estreitas, quase sem carros, prédios de arquitetura Art-Noveau e quase que como se tivesse saído de um conto de fadas, passear por Krumlov foi uma experiência inesquecível! Andamos bastante, tiramos fotos, admiramos as paisagens e o encontro da cidade com as curvas do Rio Vltava que corta em formato de um grande S o seu centro-histórico.

Pátio do Castelo!
Chegamos ao Castelo de Krumlov, o segundo mais da República Tcheca! Nós sabíamos que o interior do castelo e os jardins estariam fechados no inverno (não vá no inverno!), mas mesmo assim havia áreas de visitação. Passeamos pelos pátios do castelo e, como até chegar a entrada dos jardins, obrigatoriamente você precisa subir, as partes baixas das muralhas dão vistas para ótimas fotos. Paredes com pinturas Art-Noveau, os muros, os portões, as casinhas das ruelas que estão no distrito do castelo, tudo bem interessante!

Por volta das 15h paramos para tomar um café e esquentar o frio, ainda no distrito do castelo, naqueles cafés bem típicos para turistas. Depois visitamos o Museu do Castelo, que conta a história da realeza tcheca que ali viveu e guarda roupas, mobília, porcelanas, armas, armaduras e muitos objetos de época. Subimos até à Torre do Castelo, que dá uma vista muito legal da cidade de Krumlov.

Saindo de lá, visitamos um pequeno Museu de Marionetes. Era um museu particular, mas muito legal. O senhor que cuida nos mostrou algumas coisas e pudemos brincar com os bonecos, foi muito divertido. Havia uns cenários montados com os bonecos que eram bem estranhos, meio macabros até, mas eram todos muito bem feitos e muito interessantes!

Continuamos nosso passeio, chegamos até uma pracinha central do centro histórico e visitamos o Museu da Tortura. Foi estranho! Era tudo bem ambientado, os bonecos gemiam, era escuro, não gostamos muito, mas valeu a visita.

Lu na cozinha!
O hostel que estávamos tinha uma cozinha bem legal. Na verdade o lugar era legal, nos sentimos bem à vontade, quase como se estivéssemos em casa. Por isso, ao invés de sair para jantar, fomos à um mercadinho, compramos uns mantimentos e fizemos a nossa própria janta. Vale à pena fazer essas coisas para economizar um pouco. Não costumamos fazer porque nem sempre a hospedagem permite e também consome um certo tempo. Mas como em Krumlov não tem tanta coisa assim para fazer e no inverno escurece cedo, aproveitamos a deixa.

Um pouco antes de cozinhar, resolvemos deitar um pouco e descansar. Enquanto estávamos deitados, tocou a campainha do hostel. Era um casal chegando para se hospedar. Porém, a recepcionista/dona do local não estava lá, havia ido para casa. Eu saí do hostel naquele frio e fui até à rua bem atrás do hostel para chamá-la. Por sorte ela havia nos informado onde ela morava antes de sairmos para o nosso passeio, pois quando voltamos ela já não estava mais.

Depois disso resolvemos cozinhar: arroz e uma carne de vaca cortada em cubinhos e feita na panela. A Lu já não aguentava mais comer porco!!! kkkk

Jantamos, conversamos com o casal que havia chegado, eles era australianos e estavam numa viagem de cerca de 3 meses pelo mundo!!! Depois era hora de dormir (quase 21h) e precisávamos descansar para os passeios do dia seguinte!

A conta...

Obrigado por compartilhar conosco suas experiências e impressões...