Pages

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Cesky Krumlov: segundo dia, o mesmo encantamento...

Dia 19/12/2012, segundo dia em Cesky Krumlov.

Como não se apaixonar por Krumlov?
Alguém que já visitou essa região e já passou pela cidade de Krumlov poderia dizer que um único dia por lá seria suficiente. De fato! Há muitas pessoas que saem cedinho de Praga, passam o dia em Krumlov e à noite voltam para a capital Tcheca. Se você tiver pouco tempo, faça isso! Nós decidimos passar 2 dias por lá, porque já estávamos na metade da nossa viagem, precisávamos de um descanso e nada melhor do que descansar num lugar como Krumlov.

Krčma v Šatlavské
Acordamos já passava das 11h e saímos quase 12h do hostel. Como não tinha café da manhã incluído e já estava tarde, resolvemos ir direto almoçar. Fomos no Krčma v Šatlavské: um restaurante típico, que fica numa das ruelas da cidade, com comida tradicional tcheca, cerveja boa e um clima muito legal, parece com um pub tradicional, num lugar parecido com uma caverna.

A Luciane não consegue almoçar logo que acorda, mesmo que o horário esteja avançado, mas eu sim! rsrsrsrs Pedi um prato que era um mix de carnes grelhadas e uma budweiser budvar (a original Tcheca!), ela pediu uma bebida parecida com um vinho quente, muito boa para esquentar no frio do inverno europeu. Comemos muito bem, ela petiscou o meu prato e depois comeu uma bela de uma sobremesa: algo parecido com uma panqueca doce recheada e umas bolas de sorvete!

Cenário no Wax Museum
Depois de pouco mais de 2h no Krčma v Šatlavské, fomos visitar o Wax Museum, que é um museu de cera, porém focado em personalidades da região da Boêmia do Sul e cenários do passado que aconteciam na região. Bem ambientado, com cenas medievais e do dia-a-dia tcheco. Personalidades famosas também não faltam por lá: Einstein, Chaplin, Dalí, Michael Jackson, Louis Armstrong, entre outros. Valeu muito a visita!

Saindo do Wax Museum, praticamente ao lado do museu, fica a Galeria de Arte Egon Schiele: um achado! Realmente não imaginei que poderia encontrar uma galeria tão interessante, de um artista tão interessante, num cidade minúscula como Krumlov. Mas pensando bem, Egon Schiele era tão pitoresco quanto a cidade que escolheu para viver e se inspirar (nada bobo o rapaz!). Andar pelas ruelas de Krumlov sempre traz gratas surpresas.

A galeria tinha uma área dedicada ao artista que lhe dá o nome, uma parte com vários pôsteres de exposições importantes que ali ocorreram ao longo dos anos (e olha que não são poucas!) e, para a minha sorte, a exposição itinerante que estava lá quando visitamos eram dos desenhos e cartoons de Gerald Scarfe, cartunista britânico responsável pelos desenhos do épico álbum The Wall do Pink Floyd, pelos desenhos do filme Hércules da Disney e por vários desenhos de cunho político publicados atualmente no inglês Sunday Times.

Depois de sair de galeria nós passeamos um pouco pela cidade, compramos uma barra grande de lindt vermelho por incríveis R$1,50 e fomos visitar o museu da cidade. O museu é daqueles clássicos, com coisas de época, roupas, objetos e brasões de famílias importantes que viveram na cidade.

Voltamos ao hostel, arrumamos as malas, fizemos o check-out e rumamos à rodoviária para pegar o ônibus de volta à Praga que saia às 19h05. O ônibus demorou um pouco à chegar, mas por volta de 19h30 embarcamos. Era quase 23h quando chegamos em Praga. Pegamos o metro e descemos perto do hostel que iríamos passar apenas uma noite para no dia seguinte bem cedo, às 07h, embarcarmos em outro ônibus rumo à Bratislava.