Pages

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Brastilava: um segundo dia "morno"...

Ruas da Cidade Velha
Dia 21/12/2012, segundo dia na Bratislava. Como no dia anterior tínhamos acordado muito cedo, estávamos extremamente cansados. Assim, acordamos um pouco mais tarde e saímos para "turismar" já era quase 12h. Esse dia não foi muito proveitoso porque a Luciane estava meio ruim da gripe e ficou bem indisposta.

Logo que saímos, fomos visitar a Catedral de São Martin, que é um igreja gótica com 85m de torre que domina o horizonte da Cidade Velha. A Luciane dormia em pé, então enquanto eu visitava a igreja, ela dormia no banco. A igreja não tem nada estupendo, mas é bonita por dentro.

Saindo da igreja, passamos pela Novy Most (Ponte Nova), um dos marcos do recente processo de modernização da capital eslovaca. Fica sobre o Rio Danúbio e é a maior ponte do mundo com um pilão como sustentação.

Entrada do Castelo
Continuando nossa caminhada subindo até o distrito do castelo. Chegamos ao Castelo da Bratislava. É imponente pelo fato de ficar sobre uma colina bem à beira do Danúbio, com suas quatro torres laterais que são consideradas um símbolo da cidade. Como era inverno, o interior do castelo não pudemos visitar, mas uma parte que funciona como museu nós visitamos. Novamente eu vi as exposições sozinho, pois onde a Lu achava uma cadeira, ela sentava e dormia. A gripe acabava com ela e eu inventei de dar um resfenol, aí ela ficou com bastante sono. Aos poucos foi melhorando e participando do tour.

O museu é grande, com quatro andares de exposições que vão desde artistas contemporâneos eslovacos no primeiro andar, até uma exposição sobre a própria construção e reconstrução do castelo no quarto andar. A vista da cidade lá de cima é muito interessante. A Cidade Velha da Bratislava é uma daquelas paisagens que parecem ter te levado de volta à Idade Média.

Saindo do Castelo, fomos descendo a colina e paramos num barzinho para petiscar e tomar alguma bebida para esquentar. Seguimos nosso caminho e visitamos o Palácio Primacial, agora por dentro, pois no dia anterior já estava fechado no horário que passamos. O que eu achei mais interessante dessa palácio foi uma daquelas senhoras que ficam recebendo os tickets e monitorando para ver se ninguém tira fotos do interior (era proibido, mas nós tiramos, uma está aí ao lado!). O entusiamo com que ela nos atendeu tentando explicar sobre a história do palácio, sobre a importância que ele tem para a cidade, foi super interessante. Ela não falava inglês, mas se fez entender utilizando o guia de visitação que estava em inglês e sua simpatia além da conta. Nos surpreendeu!!!

Palácio Primacial
O Palácio Primacial é realmente muito bonito tanto por fora quanto por dentro. As paredes dos salões são repletos de pinturas que contam uma história de amor, além de todo o glamour que há na decoração mantida intacta desde o final do século XIX. Foi nesse palácio que Napoleão e Francisco I da Áustria assinaram o quarto Tratado de Paz de Presburgo, após a vitória de Napoleão na Batalha de Austerlitz.

Como o palácio ficava bem próximo à Praça das Armas, fomos até lá para comer. Já era por volta de 18h e o estômago reclamava. Comemos um belo sanduíche de linguiça e depois um espeto com batatas fritas.

Igreja Azul
No caminho de volta ao Patio Hostel, nós fomos até a Igreja de Santa Isabel, mais conhecida como a Igreja Azul devido a sua cor, construída totalmente no estilo Art Nouveau. É uma igreja diferente e bastante interessante. Entramos e, para variar, estava tendo uma missa. Sentamos, admiramos a beleza interna da igreja, ouvimos o padre (sem entender absolutamente nada!) e saímos depois de um tempo.

Nosso tour pela Bratislava estava prestes à se encerrar. Fiquei na dúvida se realmente precisávamos de dois dias por lá. A cidade é simpática, mas não tem muitas atrações. Tudo bem que estávamos no inverno e isso reduz bastante nosso tempo útil de turismo. Talvez no verão um dia teria sido o suficiente!

Voltamos ao hostel, pegamos as nossas malas que já estavam prontinhas e já havíamos feito o check-out e rumamos à rodoviária, pois o nosso ônibus para Budapeste sairia às 19h45. Como eu não entendi nada da explicação que o cara do hostel me deu de como pegar o ônibus até a rodoviária, pegamos um táxi. Dessa vez pagamos 10 euros. Caro, mas pelo menos sem preocupações e nem atrasos.

Esse ônibus nos preocupou bastante. Deu a hora e não chegou. Passaram-se mais 15m e nada. Mais 15m e nada. O ônibus foi chegar às 20h30 com quase 45m de atraso, o que é bem incomum na Europa, mas a Eslováquia não é "aquele" padrão europeu!

Por volta de 23h15 chegamos em Budapeste. Pegamos o metro e descemos na estação que nos deixou exatamente em frente ao Golden Park Hotel. Foi o transfer mais fácil que já fizemos, sem grandes dificuldades! Realizamos chek-in, organizamos nossas coisas e fomos dormir, pois no dia seguinte às 09h tínhamos o tour que contratamos para conhecer a capital húngara!

Metade do dia foi com a Luciane nesse estado!