No dia 18/07/2015 saímos de São Paulo rumo à Brasília. Ué, mas é não era uma Eurotrip? É, mas quem paga R$250,00 na passagem aéra não pode reclamar que voo sairia de Brasilia no dia 20/07 e nem que faria escala em São Paulo! rsrsrs
Aproveitamos para passar um final de semana super agradável na capital federal, na companhia de um casal amigo que conhecemos num cruzeiro que fizemos na Colômbia. Luíza e Fonseca foram super atenciosos, nos apresentaram a capital, nos receberam em sua casa e nos fizeram ótima companhia no sábado (18), já que coincidentemente eles viajariam para a Europa no domingo (19).
Eu já havia ido para Brasília à trabalho, mas não conhecia nada da cidade. Confesso que gostei bastante. Nada espetacular, mas bem interessante, com muito mais o que fazer do que eu esperava.
Tá, mas Brasília não é o foco, eu sei. Bem, na segunda-feira (20) por volta das 13h embarcamos de volta à São Paulo, aguardamos no aeroporto de Guarulhos e às 19h15 embarcamos para Amsterdã. Chegamos na capital holandesa já na terça-feira (21) às 12h.
Pegamos o carro, um citröen C1 (aqui no Brasil começa no C3, mas europeu adora carro pequeno, eu também!), acomodamos nossas malas - que quase não couberam no porta malas - e fomos rumo à Zaandam, onde era o hotel que ficaríamos aquele noite. Ficamos no Ibis. Aliás, eu gosto dessa rede. Costuma ter um bom custo/benefício, mas é fundamental pesquisar. Nessa viagem nos hospedamos várias vezes no Ibis.
Depois de acomodados, partimos para Zaanse Schans. É uma cidadezinha super simpática, mas um tanto artificial, porque foi montada justamente para recordar a Holanda de outros tempos. Eles juntaram vários prédios e moinhos que estavam abandonados, reformaram e criaram esse pequeno e encantador vilarejo.
Pagamos cerca de 9€ pelo estacionamento e já começamos à entender o quanto seria caro estacionar na Europa. Cerca de 2h foram suficientes para percorrer o vilarejo, ver os moinhos e os pequenos museus de queijos e tamancos. Foi simpático e divertido!
Eu só havia programados Zaanse Schans para a tarde da terça-feira (21), mas eram 16h e verão. Só para lembrar: no verão do hemisfério norte o sol de põe tarde e os locais de turismo não fecham cedo. Resolvemos visitar a cidade de Haarlem. Cidade pequena, afinal nós estamos na Holanda, mas bem simpática. Fica à cerca de 18km de Amsterdã e 30km de Zaanse Schans, ou seja, foi rápido chegar lá. Sem querer acabei estacionando o carro praticamente em frente à Jopen, uma cervejaria enorme. Calor, aproveitamos para tomar uma.
Pouco tempo em Haarlem, cerca de 2h para um passeio pelo centro e uma volta pelos canais, um passeio agradável. Queríamos voltar para Amsterdã onde estivemos há 4 anos na lua-de-mel, então fomos para lá.
Eu adoro Amsterdã! Capital com cara de interior, fácil se locomover, agradável, pessoas simpáticas, enfim. Passamos mais 2h passeando por lá.
Já era 21h30 (ainda estava começando à escurecer), mas estava na hora de voltar para Zaandam e descansar para o dia seguinte.
Ah, já ia me esquecendo: eu baixei o mapa da Europa toda para o GPS, mas era de bicicleta. Num primeiro achei que era configuração do GPS, mas era do mapa mesmo. Ele nos ajudou dentro das cidades, mas nos colocou em algumas enrascadas. Logo que percebemos a besteira, comprei um mapa gigantesco da Europa e fomos nos guiando por ele. Deu certo, mas com boas histórias para contar! rsrsrs
Zaanse Schans |
Zaanse Schans |
Zaanse Schans |
Haarlem - Jopen |
Haarlem |
Amsterdã |
Amsterdã |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por compartilhar conosco suas experiências e impressões...