Pages

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Mais um (sensacional) dia em Paris...

Dia 24/07/2015. Paris foi a única cidade que nós dormimos mais de uma noite. Afinal, é Paris. Confesso que o desejo de voltar para a capital francesa não era meu e sim da Luciane, mas foi uma das melhores coisas que fizemos. Visitar Paris sem ter a "obrigação" de conhecer os principais pontos, já que na Lua-de-Mel passamos 6 dias por lá, foi ótimo.

Sem pressa, saímos do hotel, pegamos o metro e fomos a região da Bastilha. Tiramos uma fotos na Praça, da coluna e a Ópera Bastille. Caminhamos até o bairro Marais. A ideia era realmente caminhar um pouco pelas ruas desse bairro, que é considerado um dos mais charmosos de Paris. Paramos um pouco na Place des Vosges, a mais antiga praça planejada da cidade. Charmosa, simpática, rodeada de prédios quase idênticos e com árvores e bancos para se proteger do calor absurdo que fazia naquela manhã.

Estávamos com fome, paramos numa dessas mercearias bem típicas de Paris. Aquelas com bancas de belas frutas na calçada, lojinha pequena e de tudo um pouco nas prateleiras. Compramos pão, uns frios, pêssegos, suco e iogurte. Sentamos no banquinho da praça e fizemos o nosso modesto lanchinho. Simples e saboroso!

Devidamente alimentados, fomos visitar o Musée Carnavalet. Museu dedicado à história de Paris e seus habitantes. Há mostras com maquetes e vídeos sobre a evolução da cidade. Muito interessante para conhecer um pouco mais de Paris. Aliás, visitar o museu foi indicação da nossa tia Ana, que ama a capital francesa e passou um bom tempo lá em uma de suas viagens. No último andar do museu, há também uma exposição super interessante sobre a Revolução Francesa, com objetos da época, maquetes e depoimentos de historiadores, muito interessante!

Depois do Carnavalet, fomos visitar o Musée Rodin. No caminho passamos pelo Hôtel des Invalides, que é uma belíssima construção encomendada por Luís XIV, em 1670, para dar abrigo aos inválidos dos seus exércitos. O Museu Rodin fica bem ao lado. Os jardins são muito agradáveis e com várias esculturas super interessantes do mestre francês.

Como o museu fica bem ao lado do Hôtel des Invalides e nós chegamos pela parte de traz, ao sair passamos também pela frente do hotel para tirar umas fotos.

Caminhamos até o Campo de Marte. Havia uma orquestra de jovens tocando no coreto de uma praça. Começou a chover. Paramos embaixo da árvore para ouvir um pouco. Depois seguimos. A chuva apertou. Paramos num banquinho coberto para esperar a chuva passar. Dormimos enquanto ouvíamos um casal com um acordeón e uma flauta transversal tocando músicas francesas super agradáveis. A moça também cantava. Adoramos!

Café Constant
Depois de um tempo cochilando no banco, a chuva passou. Joguei uma moeda no chapéu do casal, ouvimos um pouco mais e decidimos almoçar. Procurei no guia restaurantes indicados e que fossem próximos da Torre Eiffel, afinal estávamos bem na frente dela esperando que o sol saísse para fotografar um pouco. O guia indicava o Café Constant, do premiado chef Christian Constant. Resolvemos conhecer. Gostei, mas como quase tudo em Paris, o custo/benefício foi péssimo. Comemos bem, mas nada espetacular pelos 100€ que gastamos. Valeu pela experiência, mas ela poderia ter sido um pouco mais barata. Faz parte daqueles "probleminhas" gastronômicos da capital francesa.

Saindo do restaurante, não é que o sol havia dado as caras? Tiramos todas as fotos que tentamos tirar antes do almoço, mas que não deu por conta do clima cinzento.

Carrossel
Caminhando um pouco mais, passamos por baixo da Torre Eiffel e a Lu resolver passear no carrossel que fica bem embaixo dela. Só dava as crianças e ela. Se bem que pelo tamanho era quase imperceptível! rsrsrs

Da outra vez nós não havíamos feito o tradicional cruzeiro pelo Rio Sena. Eram 20h30 e ainda estava claro. Resolvemos comprar porque o passeio é agradável e poderíamos pegar o pôr-do-sol. Foi exatamente o que aconteceu. O barco saiu por volta das 21h e quando voltou já era pouco mais de 22h e estava escuro. Outra vez demos a sorte de pegar a Torre Eiffel de dia e à noite quando fica iluminada. Alías, a cidade toda fica muito bonita à noite!

Algumas fotos depois, caminhamos para o metro voltando ao hotel. Mas antes, um parada para o lanche. Um belíssimo sanduíche de linguiça naquelas barraquinhas de rua (adoro!). Depois foi só pegar o metro e chegar no hotel para descansarmos e nos preparamos para seguir viagem no dia seguinte até Dijon.

"Jantar"
Como falei no início, o desejo de voltar para Paris não era meu e sim da Luciane, mas foi uma das decisões mais acertadas da viagem. Só reforçou o sentimento de como eu gosto daquela cidade - até mais que ela, eu acho - e que um dia farei uma viagem de 15 dias só para curtir, sem pressa nenhuma, a Cidade Luz.

Invalides

Museu Rodin

Não precisa de legenda, né?