Pages

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Lille e Paris...

Vitrine da Pâtisserie Méert - Lille
Dia 23/07/2015, saímos de Bruges pela manhã rumo à Lille. Uma pequena confusão na saída da cidade - porque a porcaria do mapa no GPS não funcionou - parei umas 3x para perguntar, até que conseguimos pegar a estrada.

Não iríamos pernoitar em Lille, a ideia era passar a manhã e depois ir para Paris. Então chegamos, estacionamos o carro e fomos seguir o roteiro programado. Passeamos pelo Centro Histórico. Na Praça Central estão os belos edifícios da Vieille Bourse (Antiga Bolsa de Valores), Opéra de LilleChambre de Commerce (Câmara de Comércio e Indústria). Após isso caminhamos para a Vieux-Lille (Velha Lille), um bairro charmoso, rico em construções anteriores ao séc. XIX, ruas de paralelepípedos e alguns vestígios dos canais que percorriam a cidade em séculos passados.

Depois de uma visita rápida pela Catedral, hora de parar para um lanchinho. A ideia era comer alguma coisa salgada, mas no fim fomos na Pâtisserie Méert, casa de doces mais antiga de Lille. Lugar tradicional e simpático. Eu pedi um doce super tradicional (não lembro o nome) e foi meio decepcionante quando veio um "sanduíche de bolacha". Eram duas fatias de uma bolacha tipo waffle e um recheio doce no meio (bem doce por sinal!). Não era ruim, longe disso, mas nada fantástico! A torta mil folhas que a Luciane pediu estava bem melhor. Além disso tomamos um chá que o garçom indicou. Boa experiência, valeu à pena!

Bouillon Chartier - Paris
Depois do café, rumamos para Paris. Chegamos na capital francesa por volta das 17h. Nos acomodamos no Hotel Campanile Paris 19 - La Villette. Gostei do hotel, apesar de um pouco afastado do centro, isso é uma preocupação praticamente nula em Paris, visto que se você vacilar, tropeça e cai dentro de uma estação de metrô, aí tudo fica fácil!

Já estava na hora de almoçar, então fomos num restaurante indicado pela nossa amiga Tícia, o Bouillon Chartier. Boa comida e com bom custo/benefício, visto que comer bem em Paris pagando pouco é sempre um desafio tremendo. Valeu Tí!

Jardins de Luxemburgo
Queríamos chegar até os Jardins de Luxemburgo, pois não havíamos visitado na outra passagem por Paris. Resolvemos ir caminhando. Havia me esquecido de como sempre um prazer imenso caminhar por Paris, eu adoro aquela cidade. Levamos quase 1h para chegar, mas foi tão agradável que passou muito rápido. O problema foi só que o guia dizia que os jardins fechavam às 22h no verão, mas na verdade fechavam às 21h. Então só pudemos ficar 15m por lá. Foi divertido mesmo assim!

Saindo dos jardins, a ideia era passear um pouco mais, mas estávamos cansado e resolvemos voltar ao hotel para descansar e aproveitar o dia seguinte na capital francesa.

Lille

Pâtisserie Méert - Lille

Bouillon Chartier - Paris

Luciane comendo escargot, ela curtiu!