Pages

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Atenas: Acrópole e Templo de Zeus Olímpico...

Chegamos em Atenas às 09h45 da manhã. Pegamos o trem que sai do aeroporto até à estação Monastiraki, perto do Hostel Zeus, onde ficamos. O metro de Atenas é muito bom, um dos legados positivos das Olimpíadas (se bem que a conta à ser paga quebrou o país, mas esse é outro assunto).

Chegamos ao hostel, nos instalamos e resolvemos sair para visitar a Acrópole. Antes paramos num local para tomar um café da manhã, pois havíamos saído bem cedo da Roma e não tínhamos comido nada. Nesse momento a Grécia me surpreendeu negativamente, pois foi o único lugar de onde passamos que eu vi pessoas pedindo na rua. Enquanto tomávamos café, vieram umas crianças tocando uns instrumentos e pedindo dinheiro. Isso mostra a diferença considerável que o país tem para os seus vizinhos de bloco europeu. Fico imaginando agora, que a situação lá está bem pior do que quando fomos.

Tomamos o café, passamos pela Praça Monastiraki e seguimos rumo à Acrópole. Logo de cara passamos por algumas ruínas de templos, mas deixamos para visitar outro dia, o objetivo era subir até a famosa montanha, local estratégico da antiga Atenas.

A vista lá de cima é linda, há uma espécie de mirante onde tiramos várias fotos. Subindo um pouco mais, chega-se aos Propileus, o portal que serve como a entrada para a Acrópole e logo depois o Partenon, antigo templo da deusa grega Atena, construído no século V a.C e uma construção monumental. Ele está em processo de restauração, o que é ótimo, mas prejudicou um poucos as fotos com guindastes de fundo. Independente disso, estar ali, naquele local histórico, berço de nossa civilização e cultura ocidental, é uma sensação que quase não se pode explicar, é fantástico!!!

Um pouco antes dos Propileus, tem-se a vista do Teatro da Acrópole, conservado e palco de alguns espetáculos ainda hoje.

Na Acrópole também está o Erecteion templo grego construído entre 421 a 406 a.C e consagrado a Atena, Hefesto e Erecteu. O templo está bem conservado, as partes que faltam estão em sua maioria no Museu Britânico, em Londres.

Nossa visita à Acrópole durou cerca de 3h. Descemos e fomos andando pelas ruas que ficam na parte contrária de onde subimos. Por lá está localizado o Museu Arqueológico Nacional de Atenas, onde entramos, vimos alguns livros, mas não quisemos entrar no museu propriamente dito. Hoje me arrependo, deveria ter entrado, pois há inúmeras descobertas arqueológicas de grande valor.

Seguindo nossa andança, chegamos à uma lojinha de souvenirs e para a nossa surpresa, o atendente era brasileiro. Um senhor já com os seus 60 anos e que saiu do Brasil com 17. Ele disse que rodou o mundo e que já estava em Atenas há cerca de 15 anos. Conversamos bastante com ele, compramos algumas coisas, inclusive um belo xadrez feito à mão onde as peças são antigas figuras mitológicas da Grécia Antiga.

Chegamos ao Templo de Zeus Olímpico, mas estava fechado. Conseguimos ver de fora através das grades. O templo está bem arruinado, com apenas algumas poucas colunas que ficaram de pé (foto ao lado).

Do nada, no meio da cidade...
Já era 18h30 e voltamos andando ao centro para comer algo e voltar ao hostel. Curtindo a cidade, passando pelas lojinhas, encontrando esculturas e novidades arquitetônicas à cada esquina. Não há como passar por Atenas sem se impressionar com os detalhes, por isso que uma ótima pedida é: andar e andar bastante pela cidade!