Pages

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Paris: comendo na capital francesa...

Quando se visita a Europa, principalmente a capital da França, há que se preocupar com o que comer. Porque? Paris não está na lista das cidades mais baratas para comer no continente europeu. Porém, com um pouco de criatividade e abrindo mão de apreciar a culinária local em mais de uma ou duas oportunidades, você consegue se alimentar bem, gastando pouco.

O fato é que você precisa apreciar, nem que seja uma única vez, a culinária francesa. Afinal, ela está tão entranhada na cultura do país quanto qualquer outra coisa que você possa conhecer na cidade luz.

É muito comum os turistas pararem num restaurante badalado e gastar uma fortuna para apreciar um belo jantar francês. Se você tiver orçamento para isso, ótimo! Mas há boas opções em locais que não são tão turísticos. A contrapartida é que você precisa tomar muito cuidado para não ir à outro extremo e comer num restaurante fuleiro.

Uma dica importante para economizar, além de evitar os locais super turísticos perto dos principais pontos, é optar por apreciar a culinária francesa na hora do almoço. A maioria esmagadora dos restaurantes de Paris tem sua “formule du jour”, um menu simplificado com dois pratos e por vezes uma taça de vinho. É possível para gastar menos de 20 euros por pessoa. Porém, procure evitar lugares que anunciam os pratos turísticos (“touristique”).

Em Paris você deverá comer algum dia o famoso crepe. O site Conexão Paris indica a Breizh Café – La Crêpe Autrement citando-a como a melhor creperie de Paris. Confira em http://www.conexaoparis.com.br/2011/01/17/a-melhor-creperie-de-paris/

Independente de ser ou não numa creperie, você pode comer crepes em (quase!) qualquer barraquinha na rua que será bom. Eu comi numa barraca ao lado na Catedral de Notre-Dame enquanto aguardava na fila para subir as escadarias. O dono era casado com uma brasileira, super simpático, conversamos um pouco. O crepe estava ótimo!

Muito comum na França e que pode ser uma ótima opção, são as brasseries. É um um tipo de restaurante com um ambiente descontraído e requintado, que serve pratos simples e outras refeições, normalmente o mesmo cardápio todas as semanas. Você acha milhares delas espalhadas em Paris e pode escolher pelo preço, localidade, cardápio e aparência. Aqui vale também a dica de tomar bastante cuidado com o local: próximo à pontos turísticos sempre será mais caro! Na média você deverá gastar entre 15 e 20 euros.

Quero lembrar que uma arte do ser humano é se adaptar às situações. Então tenha certeza disso: você vai achar um jeito ótimo de adaptar o seu paladar e orçamento às opções que qualquer local oferece e Paris não é diferente.

À Bientôt...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por compartilhar conosco suas experiências e impressões...