Pages

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Atenas: Ágora Antiga...

Ruínas da Ágora
Para o nosso segundo dia em Atenas restou a visita ao que restou da Ágora Antiga. Só não visitamos no dia anterior porque estava fechada. Em Atenas, os principais pontos turísticos fecham às 15h que é justamente para você não fazer tudo num só dia e depois ir embora.

Bem, um pouco antes da Ágora, logo ao lado da Praça Monastiraki, há a Hadrian's Library (Biblioteca de Adriano), que em boa parte está em ruínas. Era um típico Fórum no modelo arquitetônico romano, com colunas que sustentavam os pátios e uma piscina retangular bem no meio do pátio principal. Durante a época bizantina, três igrejas foram construídas no local,
a Tetraconch (5 c AD.), a Basílica de Três Naves (7 c AD.) e a Catedral Simples (12 º c AD.), que foi a primeira catedral da cidade, chamada de Megali Panagia.

Depois fomos à Ágora Antiga. O lugar é enorme, funcionava mais ou menos como o Fórum Romano, ou seja, era o centro da vida civil de Atenas na época do império. Há muitas ruínas, o problema é que há muita coisa que é só ruína mesmo, só dá para entender com um livro-guia que explica o que era no local, porque em muitos lugares não tem praticamente nada. Nós compramos o livro e fomos passando por toda a ágora lendo para saber o que era ali.

Nesse passeio aconteceu uma cena inusitada: eu estava cansado de andar e sentei em uma pedra. Passados alguns segundos, veio um segurança e me disse que eu não poderia sentar ali, pois era um monumento histórico. Eu levantei sem problemas, mas fiquei me perguntando:  "Cadê o monumento?". Isso é só para você entender o nível de destruição do local.
Templo de Hefesto

Um dos templos está bem conservado, que é o Templo de Hefesto. Na verdade é o templo grego mais bem conservado do mundo, tem todas as colunas intactas e o teto original está praticamente intocado. A conservação do templo aconteceu principalmente por ter sido convertido em uma igreja cristã no Século VII. Durante os séculos do Império Otomano na Grécia, o templo foi a principal igreja da Igreja Ortodoxa em Atenas.

Dentro da ágora está também a Stoa de Átalo, que foi um presente à cidade de Atenas em gratidão pela educação recebida lá pelos pergamenhos. O edifício foi muito usado até sua destruição pelos hérulos em 267. Na década de 1950 foi completa e fielmente restaurada e transformada no Museu da Antiga Ágora. O Tratado de Admissão de 2003 de dez países europeus à União Européia foi assinado ali em 16 de abril de 2003. O museu é bem legal, com várias estátuas e objetos antigos.

Levamos umas 3h para visitar toda as ágora, ruínas, templo e museu. É um local indispensável para quem vai à Atenas. Depois de sair de lá, resolvemos andar pela cidade. Subimos à região da Acrópole e ficamos andando nas ruazinhas, conhecendo os lugares, o comércio, as pessoas, as casinhas. Encontramos uma igrejinha de estilo ortodoxo, bem diferente do padrão das igrejas que estamos acostumados, muito legal.

Nosso "almojanta" foi o famoso Gyros, o churrasco grego adaptado do turco Donër kebab, com a diferença que o grego leva carne de porco. Na Grégia o Gyros é um prato típico e não tem nada à ver com o que chamamos de "churrasco grego" aqui em São Paulo. À noite voltamos à praça Monastiraki para fotografá-la e também pegar uma visão noturna da Acrópole.

Durante à tarde havíamos comprado um cruzeiro para visitar três ilhas gregas no dia seguinte. Como sairia bem cedo, às 06h da manhã, nós resolvemos dormir cedo para não perder o ônibus que passaria na porta do hostel.