Pages

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Ilhas Gregas: Poros, Hydra e Égina...

Hydra
Para o nosso terceiro dia na Grécia, havíamos comprado um cruzeiro para conhecer três ilhas gregas: Poros, Hydra e Égina. Poderíamos ter escolhido destinos mais badalados como Miconos, mas era mais longe, mais caro e só daria para conhecer uma ilha. Essas três que conhecemos eram bem mais próximas da costa.

Acordamos bem cedo e isso quase foi um problema, pois atrasei para acordar e achei que havia perdido o ônibus, mas graças à Deus ele ainda não havia passado. Pegamos o ônibus por volta das 06h e chegamos ao Porto Pireu umas 07h. Entramos no barco e estava frio, bem frio com o vento que a embarcação fazia e eu fui sem blusa. Sofri um pouco, mas deu tudo certo. A Luciane, só para variar, dormiu durante a viagem que levou cerca de 2h até chegarmos à Poros. 

Parece não parece?
As ilhas gregas tem suas peculiaridades: são bem pequenas, com casinhas miúdas azuis e brancas (cores da bandeira) e cheia de vielas que ao andar por elas você se sente praticamente em casa. Andamos pelas ruazinhas, visitamos as barraquinhas e compramos algumas lembranças. Ficamos 1h30 em Poros e voltamos ao barco. Enquanto íamos à Hydra, encontramos o Leslie Nielsen no barco. Tá bom, não era ela, mas o tiozão era idêntico ao ator (foto ao lado).

Chegamos em Hydra uns 45m depois de ter saída de Poros. Lá há museu que expõe algumas embarcações e instrumentos de guerra. Achei Hydra mais bonita que Poros, mais ajeitadinha, parece que você está em outro mundo, bem diferente. O inacreditável é a cor do mar: um azul-esverdeado raro, nunca tinha visto nada naquela cor, lindo!

Depois de 01h30 saímos destino Égina. Durante essa viagem, que levou quase 2h, encontramos um padre que estava com um grupo de católicos. Conversando com ele, me explicou que eles foram à Jerusalém visitar a Terra Santa, passaram pela Turquia e agora estavam passeando pela Grécia. Até aí tudo bem, mas ele utilizou uma palavra que "definia" bem a viagem deles: estavam em peregrinação! Achei engraçado porque essa palavra nos remete à ideia de uma ida ao lugar sagrado para uma religião. Eles até haviam ido à Terra Santa, mas curtir um cruzeiro pelas ilhas gregas não me parece ser parte de uma peregrinação! kkkk

Chegamos à Égina, passeamos um pouco, entramos em uma Igreja Católica Ortodoxa, que é muito diferente das Igrejas Católicas Romanas no tocante à sua arquitetura e principalmente pela questão das imagens do período da iconoclastia, ou seja, a não veneração de imagens de santos por considerarem idolatria. Depois a Igreja Ortodoxa voltou à adotar a veneração dos ídolos, mas muitas igrejas na Grécia mantém apenas imagens de Jesus Cristo. Era o caso da que entramos.

Em Égina há também o Templo de Afaia, um dos templos dóricos mais bem preservados da Grécia, foi construído por volta de 490 a.C.. Só que nós não o visitamos! rsrsrs Tinha que pegar um ônibus para ir até lá, nós nos confundimos, perdemos o ônibus e ficamos com preguiça! É, nem sempre dá para visitar tudo...

Mais ou menos 01h30 (padrão!) depois, nós retornamos ao barco para voltar ao Porto Pireu. Chegamos ao hostel umas 18h e começamos à arrumar as malas para nos despedir da Grécia e voltar para Paris.


Fotos de Poros...




Fotos de Hydra...




Fotos de Égina...







2 comentários:

  1. Achamos mto legal mesmo a descrição, iremos lá em abril/2014. Obrigada pelas dicas. Neusa/Gilmar.

    ResponderExcluir

Obrigado por compartilhar conosco suas experiências e impressões...