Pages

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Eslovênia: Bled e Ljubljana...

Lago Bled
Por que Eslovênia? Quem vai visitar esse país do Leste Europeu? A primeira vez que ouvimos falar de lá foi numa reportagem do Globo Repórter e nos interessamos bastante. Depois compramos o guia da Lonely Planet sobre o Leste Europeu, que ajudou muito tanto no planejamento quanto na viagem. A nossa amiga Giulia tinha visitado o país pra ir ao casamento de uma amiga e adorou. E por fim, estava no caminho entre a Itália e a Croácia (principal objetivo da viagem). A montagem do roteiro e as boas indicações nos ajudaram muito a decidir ir para a Eslovênia. Valeu à pena! O país é cheio de atrações, as pessoas são ótimas e a comida boa.

Era dia 31/07/2015, décimo primeiro dia da nossa viagem.  Tomamos um belo café da manhã no hotel em Nova Gorica. Devidamente alimentados saímos rumo à Bled. Cerca de 1h45 chegamos no Lago Bled. Estacionei o carro e a Luciane precisava desesperadamente ir ao banheiro. Como tinha que pagar, a gente "abrasileirou", né? Uma moeda = duas pessoas! kkkk


Lago Bled
Depois da aliviada, fomos passear ao redor do Lago Bled. O lugar é lindo. O cenário todo é bem singular: o lago com sua bela cor verde esmeralda, as margens com as árvores e a estrada que rodeia todo o lago, o castelo no topo da colina e bem no meio do lago uma ilhota com uma charmosa igrejinha e sua torre que pode ser vista de longe. Além disso, as pessoas! Os eslovenos frequentam bastante o lugar, pela sua beleza e por ser um dos principais balneários do país. Muitas famílias nadando nas bordas do lado, pessoas fazendo stand-up paddle ou remando nuns barquinhos ou caiaques. Muito legal!

Nós demos uma bela volta, tiramos algumas fotos, paramos para curtir a paisagem, até resolvemos pegar a balsa para chegar até a igrejinha. Um tanto caro, foram 12€ por pessoa, mas é o tipo de coisa que, estando lá, você tem que fazer! O tiozinho vai remando na balsa com uns 12 pessoas e chega na ilhota. Ele dá 40m para que se possa conhecer a ilha e a igreja. Mais do que suficiente, o lugar é minúsculo, apesar de ser encantador.

Ficamos quase 3h por lá. O ambiente é super agradável e o lugar maravilhoso. É daqueles lugares que você precisar conhecer. Aliás, a Eslovênia é uma país muito legal, vale uma visita!


Ljubljana - Gostilna na Gradu
Saímos do Lago Bled rumo à capital Ljubljana. É pertinho, levou 45m para chegar. Fomos direto para a região do Castelo de Ljubljana e como já eram 16h30 estava na hora de almoçar. Há um restaurante dentro das muralhas do castelo, no pátio, que era super recomendado pelo guia da lonely e também no trip advisor: o Gostilna na Gradu (que significa Taberna no Castelo). Eles tem um menu degustação muito bom, com cerca de 7 pratos com 7 vinhos diferentes. Comemos muito bem. Não foi barato, gastamos 150€, mas foi uma ótima experiência com a gastronomia eslovena, com um toque bem contemporâneo.


Pátio do Castelo de Ljubljana
Depois de comer - e levamos um bom tempo fazendo isso - fomos visitar o castelo, que ficava aberto até às 22h, muito legal! Pagamos pelo audio-guia e visitamos quase todas as salas do castelo medieval. Há exposições sobre a história do castelo e da cidade de Ljubljana, além da bela vista da cidade, pelo fato de estar situado numa colina. O pátio do castelo é cheio de bares e restaurante (justamente onde almoçamos) e conforme vai chegando a noite, o lugar vai ficando mais movimentado.

Já era cerca 20h30 quando resolvemos ir para o camping. Seria a primeira de 7 noites seguidas dormindo em camping em lugares diferentes, iria dar trabalho (e deu mesmo! kkk). A ideia era chegar para montar a barraca antes de escurecer, deu tempo. Acampar foi bem divertido, com algumas vicissitudes que vou relatar nos próximos posts, mas no geral foi uma boa experiência, além de ajudar a economizar bem.


Lago Bled
Gõndolas no Lago Bled
Lago Bled
Ljubljana vista do Castelo
Ljubljana vista do Castelo
Torre do Castelo de Ljubljana


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por compartilhar conosco suas experiências e impressões...