Pages

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Cavernas de Postojna e Castelo de Predjama

Cavernas de Postojna
Dia 01/08/2015. Saímos de Ljubljana por volta das 09h rumo à Postojna para visitar as famosas cavernas. Pesquisando descobri que essa atração é uma das principais da Eslovênia e obviamente estaria lotada, então já compramos o ingresso antecipado no site oficial. O ingresso custou 29,90€ por pessoa para visitar as Cavernas de Postojna e o castelo de Predjama. Não foi barato, esperamos para ver se valeria o preço.

Chegamos no local por volta das 10h30. Trocamos o voucher pelos ingressos porque a visita é com hora marcada  e comemos um lanche para esperar pelo nosso horário.

A visita é guiada e dura pouco mais de 1h. A expectativa em visitar as cavernas era grande, por conta de tudo que pesquisamos nos guias impressos, blogs e relatos de viagens. Eu sinceramente fico mais receoso quando vamos com expectativa alta para algum lugar, porque o risco de decepção é grande. Não foi o caso de Postojna. O lugar é realmente fantásticos. Logo na entrada você pega um pequeno trem para chegar até a primeira parada. É bem divertido, dá impressão de que as estalactites vão bater na sua cabeça, todo abaixa por reflexo, mas na verdade passa longe de uma pessoa de estatura normal.

Cordeiro no almoço
Quando o trem parou, nós estávamos em uma baita galeria aguardando as orientações do guia (em inglês). Daí em diante o passeio é feito todo à pé, parando em alguns pontos em que o guia explica as formações e tudo mais. O local é todo iluminado e com corrimões para não escorregar, bem preparado para o turismo. Num dado momento da visita o guia apagou as luzes e pudemos perceber o quanto é escuro dentro das cavernas, não dava para ver absolutamente NADA.

Se você decidir visitar a Eslovênia, não deixe de ir para Postojna, realmente vale à pena!

Terminado o passeio, paramos num restaurante na entrada das cavernas para almoçar. Uma coisa nos chamou muita atenção (e irritou também): haviam muitas, mas muitas abelhas! Impressionante a quantidade de abelhas que vem próximo e até pousam na sua comida. É um pouco incômodo ficar espantando elas, mas na verdade somos nós que invadimos o habitat delas, então conforme-se!

Castelo de Predjama
Devidamente alimentados, pegamos o carro e andamos mais 14km até chegar no Castelo de Predjama. É um castelo diferente, pois é único no mundo incrustado na pedra, inclusive alguns aposentos era justamente nas pedras, como forma de proteção contra ataques. Pegamos um áudio-guia em espanhol e fizemos toda a visita, passando por praticamente todos os cômodos. A visita durou cerca de 1h também. O castelo é bem interessante por dentro e por fora, vale muito a visita! Ao sair, havia umas pessoas exibindo umas corujas. Muito interessante porque elas ficavam no braço dos treinadores, assim como acontece com as águias. Aproveitamos para tirar algumas fotos.

Saímos do castelo por volta das 17:30 rumo ao camping, que era bem próximo, cerca de 10km. Chegamos, montamos a barraca e nos preparamos para a segunda noite de acampamento. Essa não seria uma das melhores, mas na próxima postagem eu explico o motivo!