Pages

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Moustiers-Sainte-Marie, Gorges Du Verdon e Nice...

Campos de girassóis no Sul da França
Dia 28/07/2015. Estávamos no sul da França? Por que? Para ver os campos de lavanda. A ideia era aproveitar que nós iríamos para a Europa no verão e próximo ao período de colheita da lavanda e visitar os campos, que era desejo antigo da Luciane.

Eu pesquisei bastante, mas não o suficiente. O fato é que as lavandas ficam floridas apenas 10 dias no ano e eu não consegui descobrir a data exata. Chegamos lá 3 dias depois da colheita. Foi triste! Nós alteramos boa parte do roteiro por conta dos campos de lavandas e não vê-los foi realmente decepcionante. Nós até vimos, mas sem as flores, o que não tem graça nenhuma. Se tivermos destacar algo que realmente deu errado nessa viagem, com certeza foi isso! Eu prometi à Luciane que iremos fazer uma viagem direto para o Sul da França, na data exata e ficar uma semana inteira só vendos as lavandas. Eu fiquei muito chateado por ela, porque eu iria curtir os campos, mas o sonho de vê-los era dela.

Bem, mas daria para ficar lamentando o resto do dia. Nós saímos de Manosque, passando pelo Plateau de Valensole (onde teriam as lavandas), passamos por lindos campos de girassóis e chegamos em Moustiers-Sainte-Marie. Um vilarejo muito bonito situado entre as rochas com um rio que passa no meio. Medieval, pequeno, exótico e muito agradável. Lá está a Chapelle Notre-Dame de Beauvoir, uma capela do século XII sobre as ruínas de um templo mariano construído no século V. Para chegar lá, sobe-se 262 degraus, mas a vista é recompensadora.
Suco natural de Pêssego + frutas lindas

Depois de descer da capela, paramos para tomar um suco. É engraçado como na Europa eles tem frutas lindas nas vendinhas, mas quase não fazem suco. Nos restaurantes só se acha suco industrializado. Sucos naturais apenas em vendinhas como essa que paramos, que era só de suco, mas também não são tão comuns. Estranho, acho que é falta de costume mesmo, porque com tantas frutas lindas, me parece meio natural fazer sucos, mas eles não fazem! kkk

Passeamos um pouco pela cidade e encontramos uma feirinhas de artesanatos e comidas locais. Muitas linguiças diferentes, doces em compotas e todo tipo de cosméticos feito das lavandas. Compramos até um pouco da flor em si, para colocar em saquinhos e deixar ns roupas. Aliás, ainda não fizemos isso, a embalagem está guardada exatamente como trouxemos.

Gorges Du Verdon
Saindo de Moustiers-Sainte-Marie, seguimos para os Gorges Du Verdon. O Verdon é um rio proveniente do degelo dos Alpes, e isso o deixa com um cor azul turquesa, impressionantemente lindo. Em sua volta há as montanhas de calcário que formam os desfiladeiros. O contraste entre o árido das montanhas e o azul maravilhoso da água é que deixa a paisagem estonteante e imperdível para quem visita a região da Provence.

Paramos em alguns pontos mais altos para tirar fotos e também - quando a estrada fica próxima ao rio - paramos para descansar nas pedras, molhar os pés e admirar a paisagem.

Seguindo viagem, era hora de parar para almoçar. Passamos por uma cidade minúscula - nem lembro o nome agora. Estava muito quente, então a ideia era comer algo leve. No entanto, se os dois comessem salada, logo ficaríamos com fome. Pedimos então uma salada e uma pizza. Sério, eu nunca imaginei que comeria uma pizza tão boa na França. Sem forçar muito, foi uma das melhores que comi na vida. A massa era crocante e o queijo maravilhoso, estava realmente muito bom. A salada da Luciane era gigante, serviu perfeitamente como uma refeição.

Depois de comer, seguimos viagem para Nice. A chegada foi meio confusa. Primeiro porque como já estávamos no litoral, o movimento na cidade era intenso. Segundo, que como nós paramos relativamente próximo à praia, mas já no centro, foi difícil achar o hotel e uma vaga. No fim paramos num estacionamento, que nos custou cerca de 15€ o pernoite.

Nice
Depois de já acomodados, saímos para conhecer a cidade. Era por volta das 19h30, mas o sol ainda estava "bombando". Passeamos um pouco pelo centro, que tem um parque muito agradável, onde haviam muitas famílias e as crianças se divertindo nos brinquedos e, principalmente, numa parte aberta onde haviam umas fontes que esguichavam água do chão (foto ao lado). Ah, aquilo para criançada era incrível.

Por conta da grande influência italiana no sul da França, a cidade já tinha uma "cara" italiana: muitas estátuas, fontes e calçadões.

Comendo os Moules
Demos uma bela volta pelo Promenade des Anglais, que nada mais é que o calçadão à beira da praia. Ele é enorme e super organizado. O passeio foi bem agradável. Aproveitamos para ver o pôr-do-sol no mar e tirar algumas fotos.

Já eram 23h, mas como Nice é uma cidade praiana, as pessoas ficam até tarde na rua, a cidade estava cheia. Resolvemos jantar. A nossa amiga Danielle nos havia indicado comer os moules-frites. Que são mexilhões cozidos no vapor e servidos com algum molho e acompanhado da batata frita. Eu não sou fã de frutos do mar, até pelo fato de ter alergia à camarão e lagosta, sempre fico receoso. Mas nesse caso, eu adorei! Estava muito gostoso. A Luciane até gostou, mas impressionantemente eu gostei muito mais que ela.

Depois de jantar, caminhamos até o hotel, tomamos um belo banho e fomos dormir para descansar para o outro dia.

Moustiers-Sainte-Marie
Gorges Du Verdon
Nice: isso é pintura na parede!