Pages

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Roma: chegando na capital italiana...

Saímos de Amsterdã era quase noite e chegamos tarde em Roma, cerca de 22h30. Logo que desembarcamos notamos que a Itália não é tão organizada quanto seus vizinhos europeus. Estávamos esperando passar pela imigração para no mínimo carimbar o passaporte, certo? Errado! Quando demos conta já estávamos no saguão, quase fora do aeroporto. Assim ficamos sem o carimbo italiano.

Bem, fomos comprar o passe de trem, mas acabamos usando um serviço de van coletivo: por 20 euros (o casal) a van te leva exatamente onde você precisa ir, mas terá que compartilhar com as outras pessoas. Se for o primeiro a ser deixado, ótimo! Caso seja o último, vai levar mais tempo. Advinha? Nós fomos os últimos!

Mas a viagem foi legal, na van havia um casal que a mulher é brasileira e o cara alemão. Eles acabavam de ficar noivos e iriam se casar logo. Ela contou coisas inusitadas sobre o choque cultural entre eles e as respectivas famílias. Um detalhe engraçado que me lembro, é que na Alemanha eles usam a aliança sempre na mão direita e para ele seria esquisito ter que usar na mão esquerda quando casasse. O que achei mais complicado é que ele não fala português e eles se comunicavam basicamente em inglês. Apesar de você ser fluente numa língua que não é a sua, não são todos os sentimentos que se consegue expressar e isso num casamento pode se tornar um problema.

Em Roma nós reservamos um B&B ( Bed and Breakfast ): é uma casa com vários quartos que você utiliza basicamente para dormir e tomar café da manhã. A localização era péssima. Comprei próximo à estão Termini, bem no centro e principal estação de trem de Roma. Foi mais ou menos como se hospedar na Praça de Sé, mas um pouco mais desorganizado. Chegamos lá mais de meia-noite. O motorista da van era muito estúpido, assim como a maioria dos italianos que conversamos em Roma, mas eu não os condeno, é o jeito deles, nós que não estamos acostumados.

A porta do B&B é essa de madeira da foto ao lado. Pouco atraente, não?! O quarto em si não era ruim. Não tinha nenhum luxo, mas havia um banheiro só para nós. Pequeno, mas era só nosso! Na recepção foi engraçado porque os donos eram chineses e eu entendia bem mal o inglês da moça. Precisava pagar uma taxa lá e eu demorei muito tempo para entender, mas paguei. 

O mais engraçado foi eu tentando me conectar na rede wireless. A moça que falava inglês foi embora e o irmão dela, que havia chegado da China há pouco tempo, é que passaria a noite lá. Bem, ele não falava inglês e eu não conseguia conectar na rede de jeito nenhum. Aí eu tive uma "ótima" ideia: ver como estava configurado no computador da recepção e deixar igual no meu notebook. Qual foi a minha surpresa? Estava tudo em chinês.

Depois de um bom tempo e muitas risadas com o chinês, eu consegui configurar. Ressaltando que quase toda a minha conversa com o chinês foi através do Google Translate. 

Nessa brincadeira eu fui dormir umas 3h da manhã e no outro dia precisaria acordar cedo para aproveitar a capital italiana. Mas como diz o "velho deitado": quem está na chuva é para se molhar!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por compartilhar conosco suas experiências e impressões...