Um dos desafios de nossa viagem à Europa foi comer em Londres.
Primeiro eu quero dizer que não tem nada contra quem gosta do tradicional fish and chips ( servido no jornal como na foto ao lado) , mas não dá para comer todos os dias. É legal de vez em quando, mas é tudo frito e muito gorduroso.
Logo que chegamos, experimentamos! Um viajante precisa apreciar a culinária de onde está para se ambientar à cultura local. E gostei. É sério! Mas foi o suficiente para saber que todos os dias não daria para comer.
uma vantagem desse prato é o preço: custa de 2 à 10 libras, claro que depende muito do lugar onde você está, quais os acompanhamentos, bebidas e se você vai sentar para comer ou pegar e sair andando, o famoso take away. Se você tem a missão de baratear sua estada na Inglaterra, é esse prato que tem que comer.
Cuidado: alguns lugares mais turísticos cobram caro pelo mesmo prato que você comeria em locais menos badalados. Então nunca faça sua refeição próximo aos pontos turísticos. Vá dar uma volta pela cidade, conhecê-la melhor e provavelmente descobrirá lugares bons e baratos para comer.
Há também o famoso English Breakfast, o café da manhã inglês: ovos, bacon, feijão enlatado, tomates, linguiça, entre outras coisas que poderiam ser facilmente ingredientes de um almoço, mas na Inglaterra come-se no café da manhã. Era servido exatamente dessa forma no hotel que ficamos e o resultado disso é que tivemos que gastar um pouquinho mais e tomar café fora do hotel.
Se você gosta, é um prato cheio. Caso não goste, quando for à Inglaterra procure hospedagens que não oferecem o café da manhã - normalmente são mais baratas.
Já estávamos na Europa há 10 dias e em todo esse tempo não havíamos comido feijão! Tá certo que tinha no café da manhã, mas frio? Sem condições! Queríamos um feijãozinho brasileiro, tradicional, quentinho.
Nossa missão: encontrar um restaurante brasileiro! Como Londres é uma metrópole, não foi tarefa das mais difíceis, a cidade oferece muitas opções para comer. Lá você encontra culinária de praticamente todos os lugares do mundo.
Encontramos um restaurante na Oxford Street, bem próxima à estação Tottenham Court Road do metro. Era pequeno, simples, barato e ótimo, tudo o que precisávamos. O valor era de 4,75 libras por uma cumbuca que você poderia encher o quanto quisesse uma única vez. E a cumbuca não era pequena, era suficiente para uma boa refeição. Comemos uma bela feijoada com arroz e carne! Foi um dos momentos mais felizes de nossa viagem...
A dona era portuguesa e muito simpática. Conversamos um pouco com ela e disse que morava num local mais afastado de Londres, onde vive uma grande comunidade portuguesa - acho que o nome do bairro é Stockwell, mas não me lembro ao certo.
Além disso, ela disse que a maior parte dos frequentadores do restaurante são estrangeiros, ingleses quase nunca aparecem por lá.
É, cada lugar do mundo tem sua cultura, seu estilo de vida e sua gastronomia própria. Descobrir isso é uma das coisas mais fascinantes de se viajar. No entanto, eu não dispenso a culinária brasileira nem estando há milhares de quilômetros do Brasil!
See you in the next posts.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por compartilhar conosco suas experiências e impressões...