Pages

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Paris: o essencial da cidade...

Torre Eiffel
Quando se programa uma viagem, existe uma grande questão a ser solucionada: o que visitar nos dias em que você passará lá?

Claro que sempre vai depender do tempo que você tem, prioridades, gostos, estilo, disposição e claro, orçamento. Porém, sempre há o essencial das cidades que você precisa conhecer, senão é quase como se não tivesse ido lá. 

Obviamente estou falando da primeira visita à um local, que sinceramente não é nela que você irá conhecer de fato a cidade. Para isso você precisa "desencanar" dos principais pontos turísticos, andar pela cidade e ir conhecendo sem pressa e sem preocupações. Como eu ainda não estou nessa fase, pois não voltei à nenhum dos locais que visitei (ainda...), vou escrever algumas dicas sobre o que eu considero essencial dos lugares que passei. Outras pessoas terão opiniões diferentes, o que é ótimo! Assim, uma dica valiosa é: leia muito sobre o local onde você vai visitar!!! Se quiser começar por aqui, ficarei honrado em poder ajudar.

A primeira cidade que quero falar é de Paris. A Cidade Luz é cheia de atrações, cheia de locais para conhecer, alguns mais badalados, outros menos, mas facilmente você poderia passar um mês todo conhecendo a capital francesa. Eu passei 6 dias e conheci bastante coisa, mas há quem passe menos e consegue conhecer muita coisa.
Notre-Dame de Paris

Se você tiver apenas um dia em Paris, aconselho acorde cedo e visite pela manhã a Torre Eiffel. À tarde, vá ao Arco do Triunfo, desça a Avenue des Champs-Élysées e chegue ao Museu do Louvre, passando pela Praça da Concórdia e Jardins de Tuleries. O segredo do Louvre é escolher o que se deseja conhecer nele, pois é enorme e não dá para ver tudo.

Para um segundo dia, pela manhã vá ao centro de Paris, onde você poderá visitar Catedral de Notre Dame, Saint-Chapelle, a Conciergerie e a Pont Neuf, tudo bem pertinho. À tarde, vá ao Museu d'Orsay e no fim do dia, se for verão,  vá ainda à um dos bairros mais boêmio de Paris: Montmartre. Passe um bom tempo lá apreciando os artistas de rua pintando, desenhando, cantando, etc... Suba às escadas e vá até a Basílica do Sacre Coeur. No finalzinho da noite, visite o Moulin Rouge, mas só para não dizer que não foi. Se você quiser, poderá trocar a visita de Montmartre por um espetáculo com jantar no Moulin Rouge, mas é caro e eu acho que não vale à pena.

Montmartre
Se você não tiver tanta disposição e tiver mais tempo, poderá reservar a visita à Montmartre para um outro dia, mas não deixe de visitá-lo, é um dos locais mais fascinantes de Paris.

Para um terceiro dia, se for o último em Paris, não fique na cidade, dedique o dia todo à visitar o Palácio de Versalhes. São 40m de trem e um dos lugares mais fantásticos que visitei na Europa. Se tiver disponibilidade e quiser deixar Versalhes para o quarto dia, ótimo! 

Ficando em Paris, visite o Centro Georges Pompidou pela manhã. À tarde, visite os Jardins de Luxemburgo. Ao fim do dia, se desejar, poderá fazer um cruzeiro pelo Rio Sena finalizando com um belo jantar. Esse passeio é aconselhável para viajantes que não tenham muitas restrições orçamentárias (não era o meu caso, por isso não fiz!). Em média - pelo que pesquisei - custa entre 120 à 150 euros para o casal com duração de 1h30, incluindo o jantar. Há opções de fazer o cruzeiro pela manhã também, mas eu acho mais romântico fazê-lo à noite, você decide!

Uma boa pedida em Paris é achar uma Brasserie agradável no cair da tarde, sentar nas cadeiras que ficam na calçada e tomar um belo café, apreciando o movimento e, se você tiver sorte e for uma pessoa simpática, poderá conhecer pessoas e trocar experiências. Os franceses adoram esse programa.

Há muito mais coisas que você pode fazer em Paris, mas eu creio que essas atrações são as essenciais. No entanto, siga o conselho: leia muito! Espero ter ajudado.

À bientôt...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por compartilhar conosco suas experiências e impressões...